sexta-feira, 6 de junho de 2008

Artigos/ Notícias 04

ÍNDICES PARA ANÁLISE DE BALANÇO
1 – ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Liquidez Imediata = Disponibilidade / Passivo circulante
Expressa a fração de reais que a empresa dispõe de imediato para saldar cada R$ 1,00 de
suas dívidas. Tendência desejável = Ascendência
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Para cada R$ 1,00 de dívida a curto prazo a empresa dispõe do resultado da equação
acima em reais para quitar. Tendência desejável = Ascendência
Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
Mostra a capacidade de liquidação das obrigações sem lançar mão dos estoques.
Tendência Desejável = Ascendência
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo
Circulante + Exigível a Longo Prazo)
Revela quanto a empresa possui em caixa e a realizar para quitar suas dívidas com
terceiros. Tendência desejável = Ascendência
2 – ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
Rotação do Ativo = Ativo Total / Vendas Mensais
Expressa o número de meses de vendas que seria necessário para cobrir o patrimônio
global da empresa. Tendência desejável = quanto menor, melhor. Para melhor análise
deste índice, aconselhamos uma análise detalhada da rotação dos elementos do ativo. A
finalidade é verificar qual o ativo específico cujo giro por demais lento está contribuindo
para o giro lento do ativo total. Muitas vezes, a culpa reside no estoque e nos valores a
receber: aqueles por causa da superestocagem na espera, de acréscimo nos preços de
compra; estes, usualmente como conseqüência de uma inadequada política de crédito e
cobranças.
Rotação dos Estoques = Estoques / Custos dos Produtos Vendidos
Mostra quantos meses o estoque demora para ser vendido.
Tendência normal = estabilidade.
Rotação do Patrimônio = Patrimônio Líquido / Vendas Mensais
Expressa a quantidade de meses de vendas que seria necessário para cobrir o total dos
recursos próprios investidos na empresa. A redução sucessiva deste índice, numa série
desejável até certo ponto, significaria que a empresa está se apossando de uma fatia
maior do mercado, cujo atendimento, mais cedo ou mais tarde, necessitará aumentar seu
patrimônio líquido em termos contábeis. É um sintoma de crescimento altamente

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